Biografias - Festival Culturissimo

Biografias

Manuel Eduardo C.F.

Manuel Eduardo C. Ferreira, viúvo, 51 anos, natural de Guimarães, pai de 2 filhos.
A morte da esposa transformou a sua vida de marido, pai, empresário e professor universitário, acrescentando-lhe mais uma tarefa: escritor da sua própria experiência de superação e encontro com a sua essência.

Pedro Chagas Freitas

Pedro Chagas Freitas é o pai do Benjamim e escreve nas horas vagas. Está publicado em mais de uma dezena de idiomas e em mais de três dezenas de países. Vendeu mais de meio milhão de exemplares em todo o mundo. Tem quase dois milhões de fãs nas redes sociais — e é fã de cada um deles. Inventou jogos e metodologias de escrita criativa. Tenta, todos os dias, ser uma pessoa. Às vezes consegue

José Mateus

José Mateus C. Gonçalves nasceu em Odeleite/Castro Marim. Trabalhou, desde jovem, em várias áreas. Licenciou-se em História. Exerceu a docência no Ensino Secundário. Participa em blogs e sites. Foi redactor da revista “Estudos de Alenquer”. Publicou textos em vários números da Colectânea de Prosa e Poesia “A Arte pela Escrita”.

As Canções da Maria

Era uma vez a Maria que gostava muito de cantar e fazia canções a torto e a direito. Com a entrada das filhas, na escola surgiu a ideia de escrever e compor canções sobre as matérias escolares. Surgiu assim «As canções da Maria», e
depois «As canções da Maria II» com canções sobre temas como Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio. O sucesso tem sido garantido entre crianças, pais, avôs, educadores e professores. 

Geronimo Stilton

Ele é um senhor roedor, que gosta de colecionar cascas antigas de Parmesão do século XVII, e autor de diversas aventuras passadas na companhia da sua irmã Tea Stilton, do primo Esparrela e do sobrinho Benjamim.

Lio

Cantora e actriz divertida, Lio é projectada para a fama nos inícios dos anos 80 graças aos seus sucessos musicais. Ela empresta a sua voz a “Os Memoráveis” de Lídia Jorge – um texto que dá eco à Revolução dos Cravos – antes de homenagear as suas origens interpretando canções do seu último álbum. Canta Caymmi.

Vincent Ravalec

“Escritor tardio”, só torna Vincent Ravalec mais prolífico: ele publica cinco livros em três meses e assina com ” le retour de Horace “uma hilariante saga rural cheia de reviravoltas.

Stéphane Freiss

Um texto forte para uma voz forte ! Stéphane Freiss, actor talentoso, empresta a sua voz ao livro de José Eduardo Agualusa “O vendedor de passados”, verdadeira sátira da sociedade angolana e reflexão sobre a construção da memória.
Guy Boley
Após ter tido mil profissões, Guy Boley conhece um sucesso imediato com o seu primeiro romance.
Com « Quand Dieu boxait en amateur » ele continua a exploração do mundo operário desaparecido para conhecer melhor o seu pai.

“AMA o Marketing”

O autor Paulo P. Santos nasceu em Ílhavo, em 1973, e aí estudou até ter ingressado, em 1994, no IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing de Aveiro. Conhecido pela sua proatividade e vontade de aprender, começou logo em 1995 a sua atividade no marketing, tendo sido trabalhador-estudante durante o percurso académico de 5 anos que o levou à licenciatura em Gestão de Marketing em 1999. Frequentou também o MBA da Católica Porto Business School. Amante da porcelana, com que tem já uma relação superior a 25 anos, é o atual Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Novos Mercados da Porcelanas da Costa Verde, SA, empresa que se dedica ao fabrico de porcelana para o uso doméstico e hoteleiro, dispondo hoje, provavelmente, da melhor unidade fabril do seu setor em todo o mundo. Casado e pai do Bernardo, que é já mais alto que ele próprio, é um globetrotter inveterado, apaixonado pela vida e por tudo o que ela de bom tem. Costuma dizer que ainda não conhece o mundo todo, mas está no bom caminho, sendo um apaixonado pela viagem e pelo conhecimento de outras culturas.